Ponte Newton Navarro, a possibilidade de um novo olhar sobre Natal


 A Ponte Newton Navarro, construída sobre o estuário do Rio Potengi, em Natal/RN, possui 55 metros no seu vão central. A partir dela se avista a paisagem natalense de vários ângulos e formas. É sustentada por enormes estais (cabos de aço), possuindo extensão de 1,8km, duas faixas de tráfego e uma faixa de pedestres em cada sentido.

Também chamada de "Ponte Nova", ela liga a Zona Leste à Zona Norte da cidade, permitindo acesso às praias do litoral norte do estado do Rio Grande do Norte, e ao Aeroporto Internacional Governador Aluísio Alves, na cidade de São Gonçalo do Amarante. Para quem está de carro não é permitido parar no alto da ponte, então a observação da paisagem fica extremamente rápida e a paisagem acaba não sendo contemplada como merece. Então, uma alternativa interessante é atravessar a ponte a pé. A caminhada é de 3,6km (um ótimo exercício, não?!), tendo assim a oportunidade de observar as nuances e as constantes modificações da paisagem.

Saindo da Praia do Forte e caminhando no sentido Zona Norte é possível observar a Fortaleza dos Reis Magos, o mar, a Praia da Redinha e as Dunas de Genipabu. Já ao caminhar no sentido Zona Leste é possível observar o Rio Potengi, o mangue e diversos importantes prédios históricos de Natal, como o Iate Clube, o porto, a Rampa, entre outros.

Além de ser uma ótima oportunidade para fazer atividade física e ver belas paisagens, se essa caminhada for iniciada às 16 horas você vai ter a oportunidade de estar chegando de volta à Praia do Forte no momento em que o sol está se pondo, sendo assim o momento ideal de ter uma vista privilegiada do pôr-do-sol do Rio Potengi, você não vai se arrepender.


Marília Medeiros Soares @destinos_do_rn

Gonny Pinto de Morais

Fotos: Ricardo Morais @imagemepoesia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Praia de Camurupim e Lagoa de Arituba

Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão, a foto de um paraíso

Sabia que no RN temos cavernas?